O Programa de Consolidação
das Licenciaturas é uma ação da Capes para incentivar a inovação e a elevação
da qualidade dos cursos de formação docente para a Educação Básica. Visa
valorizar a carreira docente (saiba mais)
O Projeto institucional da
Unicamp, iniciado em 2013, é sediado no Instituto de Filosofia e Ciências
Humanas – IFCH e envolve três licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia e
História.
Justamente por ter baseado
sua proposta no intercâmbio entre diferentes áreas, por incorporar atividades
extra-curriculares e incentivar a autonomia, o projeto foi batizado de:
Diálogos plurais na formação docente: a escola e além.
São seus objetivos:
– ampliar e aprimorar a
experiência do ensino dos alunos dos cursos de formação de professores das três
licenciaturas desenvolvidas tanto no Instituto de Filosofia e Ciências
Humanas/IFCH quanto na Faculdade de Educação/FE;
– consolidar de uma política
de estágios, baseada em três ações distintas: a construção de um curso de
formação extra-curricular (com dois campos de atuação, um escolar e outro
não-escolar); a criação do Espaço de Reflexão Acadêmica; o fortalecimento do
processo de implementação do Núcleo de Apoio aos Estágios (NAE).
– viabilizar um contexto de
experimentação, convívio e troca de informação e formação entre as áreas de
conhecimento que estão sob suas responsabilidades;
– envolver os bolsistas do
PIBID/Unicamp (sobretudo Filosofia e História) nestas ações conjuntas com todos
os licenciandos participantes da proposta, bem como estudantes das
licenciaturas em atividades conjuntas de ensino de História, Ciências Sociais e
Filosofia em cursos livres com uma interface na escola pública voltados à
comunidade campineira.
Equipe:
- Docentes responsáveis e participantes
Josianne Francia Cerasoli –
História/IFCH (coord.)
Roberto Luiz do Carmo –
Demografia/IFCH (coord.)
Pedro Peixoto Ferreira –
Sociologia/IFCH
- Bolsistas e apoio técnico:
Flávia Vitor Longo
Mariana Alexandre
Maykon N. do Nascimento
Samuel S. Aguiar
Mariana Alexandre
Maykon N. do Nascimento
Samuel S. Aguiar
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