O PRODOCÊNCIA

O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes para incentivar a inovação e a elevação da qualidade dos cursos de formação docente para a Educação Básica. Visa valorizar a carreira docente (saiba mais)

O Projeto institucional da Unicamp, iniciado em 2013, é sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH e envolve três licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia e História.

Justamente por ter baseado sua proposta no intercâmbio entre diferentes áreas, por incorporar atividades extra-curriculares e incentivar a autonomia, o projeto foi batizado de: Diálogos plurais na formação docente: a escola e além.

São seus objetivos:

– ampliar e aprimorar a experiência do ensino dos alunos dos cursos de formação de professores das três licenciaturas desenvolvidas tanto no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/IFCH quanto na Faculdade de Educação/FE;

– consolidar de uma política de estágios, baseada em três ações distintas: a construção de um curso de formação extra-curricular (com dois campos de atuação, um escolar e outro não-escolar); a criação do Espaço de Reflexão Acadêmica; o fortalecimento do processo de implementação do Núcleo de Apoio aos Estágios (NAE).

– viabilizar um contexto de experimentação, convívio e troca de informação e formação entre as áreas de conhecimento que estão sob suas responsabilidades;

– envolver os bolsistas do PIBID/Unicamp (sobretudo Filosofia e História) nestas ações conjuntas com todos os licenciandos participantes da proposta, bem como estudantes das licenciaturas em atividades conjuntas de ensino de História, Ciências Sociais e Filosofia em cursos livres com uma interface na escola pública voltados à comunidade campineira.

Equipe:

  • Docentes responsáveis e participantes
Josianne Francia Cerasoli – História/IFCH (coord.)
Roberto Luiz do Carmo – Demografia/IFCH (coord.)
Pedro Peixoto Ferreira – Sociologia/IFCH

  • Bolsistas e apoio técnico:
Flávia Vitor Longo
Mariana Alexandre
Maykon N. do Nascimento
Samuel S. Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário